Home / Frequently Asked Questions

Perguntas Frequentes


Caso pretenda o Cancelamento/Reembolso o mesmo é permitido excepto em tarifas discount, onde não terá direito ao reembolso.

Para receber o reembolso, deverá enviar um e-mail com a cópia do cartão de embarque e com a cópia do recibo da aquisição de lugar até 30 dias após a viagem para: info@sata.pt.

Sim, em todos os voos regulares operados pela SATA Internacional, excepto:

- Porto (quando serve de ligação às anteriores cidades europeias);

- Voos da SATA Air Açores onde é “free-seating” (não existem lugares marcados);

Também não é possível a marcação de lugares em voos operados por outras companhias aéreas;

Sim, existe restrição na fila de emergência e para passageiros que possam necessitar de assistências especiais, tais como:

- Pessoas com menos de 16 anos;

- Grávidas;

- Idosos (mais que 65 anos);

- Tarifas especiais de Grupo;

- Passageiros com mobilidade reduzida, que necessitem de assistência especial;

- Passageiros que transportem artigos na cabine (animais, artigos volumosos, etc).

 

Nestes casos, se não conseguir efetuar o pre-seat online, deverá contactar o Contact Center ou qualquer dos nossos balcões para efetuar o mesmo.

Para tentar recuperar objetos perdidos nos nossos aviões, os passageiros devem contactar o Serviço de Lost & Found na Escala de destino (da SATA ou dos nossos Handling Agents dependendo da escala).
Caso tenham dificuldade neste contacto, os passageiros podem enviar email para customer.care@sata.pt ou fax para (351) 296 672098.

Não. É proibido fumar a bordo dos aviões da SATA e isso incluí o uso de cigarros eletrónicos.

Sim, no entanto os percursos inter-ilhas para a ilha de residência podem não estar incluídos na tarifa. Os passageiros com residência em Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial (gateways), terão de viajar nos voos directos. Só podem ser incluídos voos inter-ilhas do arquipélago ou saídas/entradas por outros gateways nos dias em que não haja voo directo, e desde que a viagem seja efectuada de/para a ilha de residência.

Os passageiros que pretendam efectuar o pedido de reembolso do seu bilhete deverão apresentar o seu bilhete original (excepto se for um bilhete electrónico),  e também qualquer outro documento que considere necessário e justifique o cancelamento do seu bilhete (atestado médico, declaração com a descrição dos acontecimentos que o levaram a cancelar,  entre outros). Seguem-se algumas recomendações sobre o local onde deverá solicitar o pedido:

  • Bilhete electrónico através do www.sata.pt - telefone para o 707 22 7282 ou dirija-se a uma loja SATA para efetuar o seu pedido.
    Bilhete electrónico através do Contact Center – telefone para o 707 22 7282 e um dos nossos operadores informará os passos a seguir.
    Bilhete levantado numa Loja SATA – dirija-se a essa mesma loja, a qual tratará directamente o seu pedido.
    Bilhete levantado numa Agência de Viagens – deverá efectuar o reembolso junto dessa agência.

Nota:
Informamos ainda que o reembolso da tarifa paga depende das suas condições de aplicação.

Sim. No caso do passageiro reunir as condições necessárias à aplicação da tarifa, à excepção do comprovativo de estudante, poderá comprar a tarifa aplicável, e posteriormente solicitar o reembolso, num período máximo de 3 meses após o início da viagem.

Reservas Online

O valor é cobrado em Euros no montante equivalente ao da tarifa seleccionada e taxas, à excepção dos voos com partida de locais que utilizam outra moeda.
Estão disponiveis 2 formas de pagamento:
- Cartão de crédito (Visa, Mastercard ou American Express) - pagamento imediato à confirmação da reserva.
- Entidade e referência - O pagamento deve ser efetuado através da rede portuguesa de caixas multibanco ou via homebanking,  até 24H antes da data limite de pagamento da viagem (variante conforme regulamentação da tarifa), sendo que a mesma tem validade apenas de 7 dias, não podendo ser gerado dentro das 24 horas da viagem. + info

Contact Center

O pagamento através do Contact Center poderá ser efectuado por:
- Cartão de crédito (Visa, Mastercard ou American Express)
Transferência bancária - o pagamento através de transferência bancária só está disponível para tarifas que o permitem.
- Entidade e referência - O pagamento deve ser efetuado através da rede portuguesa de caixas multibanco ou via homebanking,  até 24H antes da data limite de pagamento da viagem (variante conforme regulamentação da tarifa), sendo que a mesma tem validade apenas de 7 dias, não podendo ser gerado dentro das 24 horas da viagem. + info

Loja de vendas

Os passageiros poderão pagar com cartão de crédito (Visa, Mastercard ou American Express), dinheiro ou cartão de débito (Multibanco).

 

O certificado de estudante tem a validade do ano lectivo escolar.

Se a sua bagagem tiver sofrido alguma irregularidade, deve contactar de imediato o Serviço de Irregularidades de Bagagem da SATA ou seu representante (Handling Agent) no aeroporto de chegada. Ou caso não o tenha feito, o passageiro deve apresentar uma reclamação escrita à transportadora aérea, o mais breve possível. No caso de atraso de bagagem registada, deve fazê-lo no prazo de 21 dias, e no caso de dano, no prazo de 7 dias, em ambos os casos a contar da data em que a bagagem é colocada ao seu dispor.


Para bagagem em falta, durante os primeiros 5 dias, os passageiros devem contactar o Serviço de Lost & Found da Escala onde foi aceite a reclamação e aberto o processo, seja este Serviço da SATA ou dos Handling Agents contratados pela SATA para o efeito. A partir dos 5 dias após o início do processo, este é transferido para o Serviço Central de Bagagem da SATA, que prossegue com a procura da bagagem durante um período mais prolongado, e para onde os passageiros poderão contactar através de e-mail: lost.found@sata.ptou telefone: (351) 296 209 047 para saber o ponto de situação do processo, ou para enviar alguma informação adicional, como listas de conteúdo ou novos contactos (morada ou telefone).


Para bagagem danificada ou violada, os passageiros devem sempre contactar os Serviços da SATA da Escala onde apresentaram a reclamação e foi aberto o processo, isto no caso de Portugal Continental, Açores e Madeira. Quanto aos processos abertos em Faro e em Escalas no Estrangeiro, os passageiros devem contactar por e-mail: lost.found@sata.pt, ou telefone: (351) 296 209 047.


Após a abertura do processo de falta de bagagem, os passageiros poderão sempre acompanhar o processo de recuperação da bagagem no site www.azoresairlines.pt, através da opção: Consultar processo de bagagem; World Tracer.

O pedido é efetuado no ato da reserva. Condições de transporte de Equipamento Desportivo.

Como membro do SATA IMAGINE poderá ganhar milhas viajando nos voos do Grupo SATA, milhas elegíveis para upgrade cartão, bem como, somar milhas através das nossas parcerias, mais de 80, onde se inclui, por exemplo, a parceria com o TAP Victoria, cartão de credito SATA IMAGINE, etc. Para conhecer todas as parcerias SATA IMAGINE clique aqui.
Caso não tenha milhas suficientes para realizar uma viagem, poderá sempre comprar as que estão em falta.

Informações sobre tarifas promocionais estão disponíveis no website sata.pt, através do Contact Center (707 22 7282) e pelo facebook.com/sata.pt.
Para receber as últimas novidades SATA e promoções especiais por e-mail, subscreva a nossa newsletter aqui.

O extracto de milhas poderá ser solicitado pelo passageiro através do website, efectuando o login na sua conta SATA IMAGINE, ou por e-mail sata.imagine@sata.pt

Não. A tarifa de estudante pode ser aplicada a passageiros que efectuam a partida do local de ensino ou do local de residência.

A data limite de pagamento e emissão de bilhete varia com o tipo de tarifa aplicada.
Se o passageiro reservar online e efetuar o pagamento com cartão de crédito, este deve ser efectuado em simultâneo com a reserva.
No caso de efectuar a reserva através de uma loja SATA ou Contact Center, ser-lhe-á indicada a data limite de pagamento da reserva.

A tarifa de estudante é aplicável a passageiros entre os 12 e os 26 anos de idade que viajam entre o local de ensino e o local de residência. Deverá ser apresentada declaração de frequência do ano em vigor passada pelo estabelecimento de ensino. Em voos inter-ilhas é obrigatória a apresentação do certificado de estudante, devidamente preenchido e válido, no check-in.

 

Por favor verifique os limites nos seguintes links:

  1. Bagagem de cabine
  2. Bagagem de porão

 

A SATA oferece um atendimento especial a todos os passageiros que apresentarem condições físicas particulares, incapacidade ou dificuldades naturais, quer no aeroporto quer a bordo, desde que viajem não acompanhados. Caso o passageiro pretenda requerer este serviço deverá efectuar o pedido no acto da reserva. Este serviço é gratuito e aplica-se a:

Passageiros com dificuldades de locomoção;
Passageiros invisuais;
Deficientes auditivos;
Passageiros idosos;
Famílias com crianças;
Crianças com mais de 12 anos de idade;
Passageiras grávidas.

Elegibilidade e Documentação

Poderão usufruir da tarifa de residente os passageiros:

a) Cidadãos portugueses residindo há pelo menos 6 meses na Região Autónoma dos Açores (RAA) que possuam documentos de identificação da RAA, ou por menos de 6 meses, se possuírem contrato de trabalho válido por, no mínimo, um ano. Estes deverão apresentar no acto de compra do bilhete e de check-in, os seguintes documentos: cartão de cidadão ou cartão de contribuinte e bilhete de identidade/passaporte e, caso aplicável, o contrato de trabalho*.

b) Cidadãos da União Europeia, Suíça e Brasil (Tratado de Porto Seguro de 2000) e seus familiares, residindo há pelo menos 6 meses nos Açores, ou, por menos de 6 meses, se possuírem contrato de trabalho válido por, no mínimo, um ano. Estes deverão apresentar no acto de compra do bilhete e de check-in, os seguintes documentos: documento oficial emitido pelas autoridades portuguesas a indicar que o passageiro é residente nos Açores por pelo menos 6 meses; cartão de cidadão nacional/passaporte e cartão de contribuinte e, caso aplicável, o contrato de trabalho*. Os cidadãos brasileiros deverão ainda apresentar cartão de identidade especial ou cartão de cidadão ou uma certidão emitida pela Conservatória dos Registos Centrais, efectuando referência ao Tratado de Porto Seguro de 2000 ou ao estatuto de igualdade de direitos e deveres entre portugueses e brasileiros.

c) Membros do Governo Regional e cidadãos nomeados pelo Governo Regional, mesmo que residindo na região há menos de 6 meses. Estes deverão apresentar no acto de compra do bilhete e de check-in, os seguintes documentos: documento oficial que refira a sua situação laboral e bilhete de identidade/passaporte.

d) Funcionários da Administração Pública, Civil e Militar quando em comissão de serviço, mesmo que residindo na região há menos de 6 meses. Estes deverão apresentar no acto de compra do bilhete e de check-in, os seguintes documentos: documento oficial emitido pela Administração Pública que refira a sua situação laboral e a duração da comissão de serviço (data de início e de fim) e bilhete de identidade/passaporte.
 
*Note que: o contrato de trabalho deverá ser apresentado pelos cidadãos referidos nas alíneas a) e b) que não cumprem o primeiro requisito. Deverá ser apresentada uma declaração que confirma o seguinte:
 - Nome e identificação do passageiro: números do bilhete de identidade e do cartão de contribuinte;
 - Empregador sedeado na Região Autónoma dos Açores;
 - Residência do passageiro há menos de 6 meses na Região Autónoma dos Açores;
 - Contrato de trabalho válido para, pelo menos, 1 ano;
A declaração deve ser autenticada e assinada pela Empresa, impressa em papel timbrado e com logótipo da Empresa. A declaração é válida por 6 meses.

Os passageiros menores devem apresentar o cartão de contribuinte e a identificação de um dos pais. É também necessário apresentar um documento que comprove o local de residência do menor e uma autorização para viajar.

Sempre que um cartão de contribuinte não mencione o número e o nome do bairro fiscal, é necessário que o passageiro prove a sua residência, apresentando também, uma declaração das Finanças que informe o nome e o número do bairro fiscal.

Esta tarifa não será aplicada se, no momento de emissão do bilhete, o passageiro não apresentar toda a documentação e identificação necessária.
Se no momento do check-in, o passageiro não apresentar a documentação e identificação, será necessário reemitir o bilhete para a tarifa aplicável.

Aplicabilidade

A tarifa de residente é aplicável em viagens de/para a ilha de residência e de/para qualquer gateway. Os passageiros com residência em Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial (gateways), terão de viajar nos voos directos para as rotas domésticas. Só podem ser incluídos voos inter-ilhas do arquipélago ou saídas/entradas por outros gateways nos dias em que não haja voo directo, e desde que a viagem seja efectuada de/para a ilha de residência.

A acumulação de milhas varia com a classe de reserva selecionada, note por favor que:

Em voos operados pela SATA as classes de reserva:
C, D ou I garantem a acumulação de 150% das milhas base;
Y, B ou M garantem a acumulação de 125% das milhas base;
G, K, W,  S, H, L, P, Q garantem a acumulação de 100% das milhas base;
R, N, T, U, V, X e Q permitem acumular 10% das milhas base;
O, A, E, Z e F não permitem acumulação de milhas.

Em voos operados pela TAP as classes de reserva: 
C, D, J ou Z garantem a acumulação de 150% das milhas base;
Y, B, M, H, Q e V garantem a acumulação de 100% das milhas base;
P, W, S, K, L, U, ou G garantem a acumulação de 50% das milhas base;
O, T, E, X, N, I, R e A não permitem acumular milhas.

A SATA transporta animais domésticos na cabine ou no porão, consoante o seu peso, dimensão e espécie. Animais domésticos de pequenas dimensões dentro do próprio contentor (até 8 kg) podem ser transportados na cabine do avião num contentor próprio, gaiola ou saco impermeável que permita que o animal se ponha de pé, rode e se deite. Durante a viagem, os contentores não podem ser colocados sobre as cadeiras do avião.

Os animais domésticos até ao máximo de 45 Kg* são transportados num contentor próprio no porão com compartimento aquecido.
*Limite não aplicável ao transporte de cães de/para os EUA.

Para transportar um animal é necessário ter uma reserva antecipada e com confirmação por parte da SATA.
Por razões de segurança os animais roedores devem ser transportados num contentor rígido e selado (sistema que evite uma fuga acidental do roedor) e não serão aceites a bordo fêmeas grávidas.
Os contentores para o transporte de animais domésticos terão que respeitar os requisitos IATA (LIVE ANIMAL REGULATION) para segurança e conforto do seu animal doméstico.
No ato da reserva deverá informar o tipo de animal a transportar, as dimensões do contentor e o peso total de ambos, ficando a reserva sujeita a confirmação posterior.

O Transporte de animais está sujeito ao pagamento de uma taxa que será aplicada no aeroporto, de acordo com a tarifa de excesso de bagagem

É necessário apresentar ao check-in a documentação de identificação/microchip e vacinação atualizada do animal.

Exceções:
Não é permitido o transporte de animais nos voos de/para Inglaterra.
Para a Irlanda apenas é permitido o transporte de gatos, cães e furões.
Não é permitido o transporte de animais nos voos da companhia aérea WestJet.

Nota:
Tendo em conta a recomendação emitida pela IATA, informamos que está suspensa, até novas instruções, a possibilidade de aceitação de pássaros ou outras aves domésticas na cabine. 

Mais informação:
Produtos de Origem Animal e Animais Vivos Provenientes de Países fora da UE.

Sim. A alteração do voo até 24 horas antes da partida está sujeita a uma taxa de 20€. Alterações dentro das 24 horas ou não comparência no voo implicam uma taxa de €70. Esta facilidade não permite a mudança de rota e pode não ser aplicável a promoções pontuais.

Como todas as companhias aéreas, a SATA disponibiliza diversas tarifas para uma determinada rota. O passageiro terá à sua escolha duas classes de reserva, classe executiva e classe económica. Para cada classe de reserva estão disponíveis tarifas com um número de lugares limitados. As tarifas mais económicas tendem a diminuir à medida que o número de reservas para determinado voo aumenta.

A fim de assegurar um check-in tranquilo e a pontualidade dos voos, recomendamos aos passageiros as seguintes horas de comparência: 

Passageiros com bagagem de porão Comparência antes da hora do voo Encerramento do check-in
 Voos Inter-ilhas 1h30 min 30 min
Voos Domésticos Terminal 1 Lisboa 2h00 min 1h00 min
 Voos Domésticos e Europeus 1h30 min 45 min
 Voos Intercontinentais 2h30 min
01h00 min
Passageiros sem bagagem de porão Sem check-in efectuado Com check-in efectuado
 Voos Inter-ilhas 40 min 20 min
Voos Domésticos Terminal 1 Lisboa 1h05 min 50 min
 Voos Domésticos e Europeus 50 min 30 min
 Voos Intercontinentais 1h10 min
---

Nota:
Os tempos aqui definidos deverão ser observados relativamente à hora prevista de partida do seu voo.
O contacto tardio com os balcões de despacho de bagagem poderá originar o cancelamento da reserva, em benefício dos passageiros em lista de espera.

Sabia que:

  • Em alguns aeroportos, o trajeto de bagagem entre os balcões de check-in e a sala de triagem é de cerca de 40 minutos.
  • Depois do encerramento de check-in existem procedimentos técnicos e de produção de documentação que demoram, em média, 25 minutos até que tudo esteja a postos para a partida.
  • Cerca de 15% dos atrasos até 30 minutos nos nossos voos são causados por passageiros que se apresentam tardiamente no aeroporto.
  • Em alguns aeroportos o trajeto entre o check-in e a porta de embarque, com procedimentos de segurança, pode demorar mais do que 40 minutos.