Home / Antes de Embarcar / Viajar para o Canadá

Viajar para o Canadá

AVISO IMPORTANTE

Aos passageiros, cidadãos de países isentos de visto, que pretendem entrar no Canadá de visita ser-lhes-á solicitado ao check-in a apresentação de um bilhete de regresso ao país de origem ou com saída para outro país num período máximo de 6 meses.
Trata-se de um requisito obrigatório sem o qual lhe poderá ser recusado o embarque.
A partir de 15 de Março de 2016, será obrigatório para todos os passageiros isentos de VISA, em trânsito ou viagem para o Canadá, são obrigados a ter uma Autorização Eletrónica de Viagem (eletronic Travel Authorization)

 

Quem não precisa?

Cidadãos residentes e/ou de nacionalidade canadiana;
O visto não é exigido a cidadãos de um país do espaço Schengen que visitem o Canadá por, no máximo, 6 meses. No entanto, deverão ter um passaporte válido durante todo o período pretendido de permanência no Canadá.

http://www.cic.gc.ca/english/index.asp

 

Informação importante para passageiros isentos de visto

Mesmo que seja cidadão de um país onde não é exigido visto para visitar o Canadá, terá que ter um passaporte válido e ser admissível no Canadá. Alguns cidadãos de países isentos de visto terão mais requisitos como um passaporte de leitura ótica ou um passaporte eletrónico para viajar para o Canadá. São exemplos disso, certos passaportes emitidos pela Lituânia ou pela Polónia.

Para informações específicas sobre requisitos para passaportes, consulte o website do Ministério da Cidadania e Imigração do Canadá.

Nota: a isenção de visto não garante entrada automática no Canadá. Deverá ainda prestar esclarecimentos a um Oficial de Imigração, de modo a que seja admissível conforme os requisitos listados nesta página. Se não cumprir estes requisitos, poderá não ser autorizado a entrar no Canadá.

Estes requisitos aplicam-se a todas as pessoas que desejam visitar o Canadá. Para visitar o Canadá deverá:

  • Ter um documento válido de viagem, como um passaporte. Consulte, por favor, a lista de documentos de viagem não aceitáveis para viajar para o Canadá.
  • Estar de boa saúde,
  • Não ser inadmissível,
  • Esclarecer um Oficial de Imigração, no sentido de que vai deixar o Canadá no final da sua visita, e
  • Ter dinheiro suficiente para a sua estadia. A quantia de dinheiro que vai precisar pode variar de acordo com as circunstâncias da sua visita, do tempo de estadia e se vai ficar num hotel ou com amigos ou familiares.
  • A partir de 15 de Março de 2015, a ter uma Autorização eletrónica de Viagem que poderá adquirir aqui (apenas em inglês)

Pode também precisar de:

  • Exame médico,
  • Carta de convite de alguém que resida no Canadá, e
  • Visto de residente temporário, dependendo da sua cidadania.

Menores

Pessoas com menos de 18 anos, dependendo da província ou território de residência, são consideradas crianças e necessitam de documentação apropriada para viajar para o exterior. Segue-se uma lista de documentos que poderão ser exigidos:

  • Passaporte (nas condições acima mencionadas, para adultos).
  • Carta de consentimento, confirmando que a criança tem permissão para viajar para o exterior (ex: quando viaja sozinho ou acompanhado de um dos pais).
  • Identificação complementar, como Certidão de Nascimento ou Cartão de Cidadão.
  • Outros documentos legais, como documentos de divórcio, ordens judiciais de custódia ou Certidão de Óbito (caso um dos pais tenha falecido)

Confirme com a embaixada ou consulado mais próximos, de cada país que planeia visitar, quais os requisitos adicionais de entrada, e obtenha aconselhamento no seu país sobre outras leis e regulamentações no que concerne a crianças.

 

Quem se pode candidatar a um visto de residente temporário?

Aceda ao website do Ministério da Cidadania e Imigração do Canadá para consultar a lista de países e territórios cujos cidadãos necessitam de visto para visitar ou passar pelo Canadá.

Para mais informações sobre este assunto, por favor aceda a:
http://www.cic.gc.ca/english/index.asp

 

 


Para mais informações contacte a Embaixada Canadiana mais próxima do seu local de residência.