Home / Antes de Embarcar / Viajar para a Europa

Viajar para a Europa

Viajar para um país europeu (UE-País Schengen)

Se não é cidadão da UE e deseja visitar ou viajar dentro da UE, precisará de um passaporte:

  • válido por, pelo menos, 3 meses após a data em que pretende sair do país da UE que está a visitar,
  • emitido nos últimos 10 anos,


O visto não é necessário para cidadãos dos EUA e Canadá. No entanto, deverão ter um passaporte válido por três meses após o período pretendido de permanência na UE. Atente que os cidadãos da Austrália, Canadá, Israel, Japão, Nova Zelândia, Suíça e EUA estão isentos da obrigação de manter os bilhetes ida e volta comprados. 

NOTA: É altamente recomendável que o passaporte tenha, pelo menos, 6 meses de validade remanescente após a data pretendida de partida do seu destino de viagem. É igualmente aconselhado ter duas páginas do seu passaporte em branco.

Se a sua estadia na UE é superior a 90 dias, precisará de um visto. Os países da UE poderão também solicitar outros documentos complementares como uma carta de convite, prova de alojamento, regresso e bilhete de ida e volta. Para informações precisas sobre os requisitos, contacte o consulado local do país da UE em causa.
Candidate-se a um visto do consulado ou embaixada do país que está a visitar. Se o seu visto é proveniente de um país do Espaço Schengen, as viagens para outros países Schengen estão automaticamente permitidas. Se tiver uma autorização de residência válida proveniente de um dos países Schengen, esta é equivalente a um visto. Poderá precisar de um visto nacional para visitar países que não pertencem ao Espaço Schengen.


Consulte abaixo os países que têm isenção de visto para entrar na UE:

Mapa de paises com isenção de visto.


Menores

Pessoas com menos de 18 anos, dependendo da província ou território de residência, são consideradas crianças e necessitam de documentação apropriada para viajar para o exterior. Segue-se uma lista de documentos que poderão ser exigidos:

  • Passaporte (nas condições acima mencionadas, para adultos).
  • Carta de consentimento, confirmando que a criança tem permissão para viajar para o exterior (ex: quando viaja sozinho ou acompanhado de um dos pais).
  • Identificação complementar, como Certidão de Nascimento ou Cartão de Cidadão.
  • Outros documentos legais, como documentos de divórcio, ordens judiciais de custódia ou Certidão de Óbito (caso um dos pais tenha falecido) Confirme com a embaixada ou consulado mais próximos, de cada país que planeia visitar, quais os requisitos adicionais de entrada, e obtenha aconselhamento no seu país sobre outras leis e regulamentações no que concerne a crianças.


http://ec.europa.eu/dgs/home-affairs/what-we-do/policies/borders-and-visas/index_en.htm

http://europa.eu/youreurope/citizens/travel/entry-exit/index_pt.htm