Home / Antes de Embarcar / Viajar para os EUA / Visto e Passaporte

Visto e Passaporte


O IATA Travel Centre disponibiliza (em inglês) toda a informação necessária para planear e preparar a sua viagem. Esclarecimentos sobre passaportes, vistos, cuidados com a Saúde, alfândegas, taxas de aeroportos e moedas apenas a um click de distância.


Documentação Necessária para Viajar para os EUA

A Secretaria do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos da América exige a todos os passageiros que viajam (de/para) os Estados Unidos, um passaporte de leitura automática, ou, à falta deste, um passaporte convencional e um visto de leitura automática.

O que é um Passaporte de Leitura Automática (MRP)?

É um passaporte que contém os dados pessoais: nome, data de nascimento, nacionalidade e o número de passaporte, podendo estes ser lidos opticamente.

Menores Incluídos no Passaporte dos Pais

A nova legislação exige que cada passageiro possua o seu próprio passaporte de leitura automática (MPR), incluindo as crianças. As crianças que estejam incluídas nos passaportes dos pais, ou seja, que não têm passaporte próprio, deverão obter um visto de leitura automática.
À semelhança das outras companhias aéreas, a SATA é obrigada a examinar exaustivamente a documentação de todos os passageiros e a negar-lhes o acesso ao voo, caso não cumpram esta nova exigência. Todo o nosso pessoal está ao seu dispor para o ajudar.

Em que consiste o Programa de Isenção de Vistos (VWP)?

Permite que os cidadãos dos seguintes países possam viajar para os EUA sem terem de obter um visto antecipadamente. Ao abrigo deste programa, partir de 12 de Janeiro de 2009, passa a ser obrigatório a obtenção de uma autorização electrónica de elegibilidade ESTA.

Países incluídos no Programa de Isenção de Vistos (VWP)

Alemanha, Andorra*, Austrália, Áustria, Bélgica*, Brunei*, Dinamarca, Eslovénia*, Espanha, Finlândia, França, Japão, Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein*, Luxemburgo*, Mónaco, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, São Marino, Singapura, Suécia e Suíça.
*Os cidadãos destes países devem ter, actualmente, um Passaporte de Leitura Automática (MRP) para viajar com o VWP. Quem não dispuser de este novo passaporte deve obter um Visto de leitura automática antes de viajar para os EUA.

Documentação de Entrada nos Estados Unidos

Para além dos dados que aparecem no passaporte e que já eram obrigatórios, agora exige-se conhecer a direcção de destino do passageiro durante a sua estadia nos Estados Unidos (rua, cidade, estado, código postal) assim como a informação de residência do passageiro.
Se o destino do passageiro for um hotel o um cruzeiro deverá indicar o nome do hotel e a sua direcção completa, se for um cruzeiro deverá indicar o nome do barco e/ou companhia, o porto de saída e o código postal.
Esta informação deverá ser dada no momento de efectuar a reserva, caso não tenha todos os dados poderá ser completada no Aeroporto.
Por estas razões recomenda-se aos passageiros com destino aos Estados Unidos que se apresentem no aeroporto com uma antecedência de duas horas.

Estão isentos de informar o lugar de destino, mas não de informar os dados do passaporte:

  • Cidadãos Americanos com domicílio fixo nos Estados Unidos;
  • Residentes legais nos Estados Unidos;
  • Passageiros que regressam aos Estados Unidos;
  • Passageiros em trânsito a um terceiro país, com uma máximo de 8 horas de ligação nos Estados Unidos.


Nota:
Para qualquer dúvida sobre requisitos de documentação para viajar de/para os EUA contacte a Embaixada dos Estados Unidos no seu país.
Em Portugal poderá aceder à pagina da Internet portuguese.portugal.usembassy.gov.
Para consultar outras embaixadas clique aqui.