Home / Bem-vindo ao Centro de Formação Aeronáutica dos Açores

Bem-vindo ao Centro de Formação Aeronáutica dos Açores

O Centro de Formação Aeronáutica dos Açores tem como finalidade dotar a SATA e a Região Autónoma dos Açores, com meios adequados para a formação, treino teórico e prático, de tripulações de avião e pessoal de apoio à atividade de transporte aéreo de passageiros e carga, segundo os requisitos legais vigentes.
A formação ministrada, no Centro de Formação Aeronáutica, consiste em ações teóricas e práticas, podendo os formandos realizar exercícios inerentes à atividade em ambiente muito próximo do real (recorrendo ao uso de simuladores) e, assim, demonstrar as respetivas competências técnicas.
O Centro de Formação é composto por salas de formação, onde se destaca formação no uso de equipamentos de emergência e de proteção individual que, normalmente são utilizados por pessoal navegante em situações de emergência a bordo de aviões.
É igualmente dotado de simuladores de portas, câmara de fogo real e fumo sintético e, ainda, um simulador slides de emergência, para treinar os formandos em combate a incêndios, emergências e salvamento.
Este núcleo de treino conta ainda com simuladores para a formação de pessoal de cabine, no que respeita ao serviço geral e operacional a bordo. Relativamente à atividade de Handling, o centro disponibiliza simuladores de check-in e balcão de vendas, onde se podem fazer exercícios, validando as competências necessárias à assistência a passageiros.
O Centro de Formação Aeronáutica SATA tem o seu espaço organizado por metodologias de formação, contemplando salas de formação, estações de aprendizagem estruturadas por áreas de formação, assim como diversos simuladores de cabine e equipamentos de avião para formação prática simulada.
As condições do Centro de Formação Aeronáutica SATA permitem que se realizem diferentes formações em simultâneo, quer teóricas, quer práticas, através da utilização das várias estações de aprendizagem e salas disponíveis.