Home / Sobre Santa Maria

Sobre Santa Maria

Com uma área aproximada de 97 km e cerca de 5600 habitantes, Santa Maria foi a primeira ilha do arquipélago dos Açores a ser oficialmente descoberta, por Diogo Silves, entre 1427 e 1432. 

Também conhecida por ilha do Sol, por ser a ilha mais quente do arquipélago com um clima mediterrânico e seco, Santa Maria é enfeitada por várias baías, pequenas enseadas e belas praias de areia clara e águas tépidas, tornando-se um apetecível destino de férias.

A ilha oferece ainda fantásticas paisagens, coloridas pelo amarelo, verde e ocre do solo e das culturas e o azul profundo do mar que apresenta ótimas condições para a prática de desportos como surf, windsurf, vela, mergulho e pesca desportiva de alto mar.

Incontornável é também a rica gastronomia da ilha que passa pelos frescos peixes e mariscos, uma deliciosa doçaria e excelentes vinhos e licores regionais.

Para quem gosta de unir o lazer à cultura encontra na ilha do Sol um património arquitetónico peculiar com núcleos habitacionais que fazem lembrar o Algarve e o Alentejo, de onde vieram os primeiros colonos da ilha. 

Vila do Porto, capital da ilha, é a mais antiga vila açoriana e o único concelho do Açores com solos de origem sedimentar onde se podem encontrar uma grande variedade de fósseis marinhos.

Em 1944 é construído o aeroporto que, com a sua localização privilegiada entre a Europa e a América, proporciona a Santa Maria um grande valor estratégico tornando-a um ponto de escala em voos transatlânticos. Hoje em dia, o setor da aviação ainda é de uma importância inestimável para a economia mariense.

Consulte aqui mais informações sobre Santa Maria.