Home / Sustentabilidade / Cultura Ambiental

Cultura Ambiental

Gestão Ambiental

A SATA entende que a preservação do ambiente é um princípio base de atuação, especialmente num contexto empresarial cada vez mais competitivo e com necessidades de otimização de recursos. Considerando que é essencial que as políticas de gestão estejam também orientadas para uma crescente responsabilidade ambiental, a SATA tem definida uma Política Integrada de Segurança e Saúde no Trabalho e Ambiente em que se compromete, relativamente ao ambiente, a:
Melhorar continuamente o desempenho ambiental;
Minimizar os efeitos negativos decorrentes da atividade global da Empresa;
Investir em meios técnicos e desenvolver processos para atingir uma maior compatibilidade ambiental;
Envolver e formar os colaboradores e seus representantes com o objetivo de os sensibilizar para a importância da adoção de boas práticas ambientais;
Assegurar o cumprimento da conformidade legal a nível ambiental.

 


Consulte aqui a Política de Segurança e Saúde no Trabalho e Ambiente

Sabia que em 2012 a SATA se tornou na primeira transportadora aérea portuguesa com um Sistema de Gestão Integrado (SGI) de Segurança e Saúde no Trabalho e Ambiente, certificado?

Com a certificação do SGI pela Associação Portuguesa de Certificação – APCER, a SATA, a primeira transportadora aérea portuguesa a obter a certificação de acordo com as normas NP EN ISO 14001:2004 resultado de dois anos de muito trabalho e empenho, no sentido de dotar a atividade da Empresa de padrões de qualidade com vista à excelência dos serviços que presta.
As bases da certificação em segurança e ambiente que, a partir de agora, a SATA integra nos seus serviços, assentam no compromisso de ter e manter as melhores práticas na preservação do ambiente, na melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho. O processo de certificação abrangeu todos os estabelecimentos da responsabilidade da SATA situados nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, em Portugal Continental, envolvendo todos os seus colaboradores, incluindo a gestão de topo. No âmbito deste processo foi ainda desenvolvido um Manual de Segurança, Saúde do Trabalho e Ambiente, que refere os meios adotados para assegurar a gestão de segurança, saúde do trabalho e ambiente da SATA.
Esta certificação coloca a SATA como uma empresa de referência nestes domínios, cujos resultados estarão diretamente ligados com o comprometimento dos colaboradores com a cultura, valores, missão e objetivos da organização.

“Esta certificação é um testemunho claro e inequívoco que a SATA não se limita apenas a cumprir a legislação pertinente nestes importantes domínios, mas, sim, adota, de forma proativa e empenhada, as melhores práticas de gestão nestas matérias (…). A postura da SATA em adotar as melhores práticas de gestão tem sido apanágio transversal a toda a sua atuação e decorre do enorme respeito pela sua responsabilidade social, ambiental e económica.”

António Menezes, CEO da SATA

 

O desenvolvimento e implementação do SGI implicou um levantamento detalhado e uma avaliação sistemática dos aspetos e impactos ambientais, resultantes da atividade da SATA. Assim, foram e têm sido desenvolvidas ações e iniciativas para controlo e mitigação destes efeitos negativos focadas nos seguintes quatro eixos de atuação:


Otimizar o consumo de recursos:
Efficiency and You (SATA Air Açores);
Dynamic Efficiency Project (SATA Internacional);
Monitorização dos consumos de combustível, eletricidade e água nos aeródromos;
Instalação de contadores nos geradores de emergência;
Armazenamento de óleos e produtos químicos em bacias de retenção.
  Mitigar as alterações climáticas:
Manual de monitorização das emissões de carbono;
Manutenção preventiva e inspeções periódicas aos veículos;
Avaliação das emissões de compostos orgânicos voláteis (COV);
Medição de efluentes gasosos emitidos pelos queimadores das cabines de pintura.
 

   
Reduzir a produção de resíduos e impacto das descargas no ambiente:
Campanhas de sensibilização para a redução/reutilização de papel;
Criação de condições para a sepapração/condicionamento de resíduos sólidos valorizáveis a bordo da SATA Internacional;
Recolha seletiva de resíduos nos aeródromos;
Inspeção aos equipamentos que contêm gases refrigerantes;
Instalação de separador de hidrocarbonetos;
Contenção de derrames;
Obtenção de licenças de descargas de águas residuais.
  Preservar a biodiversidade:
Protocolo de cooperação entre a Azorina e a SATA;
SATA Forest;
Projeto United Nations Decade on Biodiversity.

 

 

Despesas com proteção ambiental > 27.834 €  
   
Adicionalmente, a SATA tem como objetivo assegurar que os fornecedores e prestadores de serviço se regem pelos princípios da SATA, formalizados nas Regras de Ambiente e Segurança para prestadores de Serviço, através da realização de auditorias e disponibilizando formações SATA no âmbito de Ambiente e Segurança aos mesmos.   A SATA encontra-se associada à iniciativa Fly Greener, desenvolvida pela IATA, no sentido de promover a sustentabilidade ambiental no setor.

Fly Greener
  OBJECTIVOS PARA 2013

Desenvolver e implementar metodologia adequada para monitorização do consumo de eletricidade, água e combustíveis;

Obter certificado energético de todos os edifícios (Aerogares de São Jorge, Graciosa, Pico, Flores e Corvo).