Home / Grupo SATA

Grupo SATA

Bem-vindo a Bordo!

Mais de sessenta anos de voos e setenta de história, deram origem ao Grupo SATA deste novo milénio. Um conjunto de empresas que, sobretudo ao longo da última década, internacionalizou-se, conquistou outra dimensão, ganhou novo fôlego, e consequentemente, melhores resultados.

O Grupo SATA de hoje, já está longe do pequeno núcleo familiar de meados da década de quarenta do século passado. Mais de 1.200 trabalhadores participam com empenho e profissionalismo, no desenvolvimento deste importante projeto. Passou de SATA EP, a SATA SGPS, diversificou a sua atividade, reorganizou-se em torno de uma estrutura mais flexível e apta a encarar os desafios que se adivinham. Das cinco empresas que compõem hoje o universo de empresas SATA, encontra duas transportadoras aéreas, dois operadores turísticos e uma entidade gestora dos aeródromos do Arquipélago dos Açores.

Com o objetivo de criar e dar asas à primeira companhia aérea Portuguesa, em 1941, os cinco fundadores da “Sociedade de Transportes Aéreos Açoreanos”, tinham por único objetivo acabar com o isolamento das Ilhas Açorianas. Acreditaram que a impar composição de nove ilhas, únicas no seu esplendor, teria argumentos suficientes para despertar o interesse do resto do Mundo. Só o tempo viria a provar que, não obstante as dificuldades, estavam cobertos de razão. A 15 de junho de 1947, o sonho dos fundadores materializou-se sob a forma de um pequeno Beechcraft chamado “Açor”. Foi com este primeiro voo comercial, realizado a 15 de junho de 1947, que simbolicamente descola o ambicioso projeto.

Hoje, o Grupo de empresas SATA assume uma importância capital enquanto meio regulador das acessibilidades dos habitantes das Ilhas dos Açores. Tornou-se ainda, e cada vez mais, um instrumento indispensável à consolidação e desenvolvimento do Turismo da Região Autónoma.

Trazer a cada dia, o mundo aos Açores e levar os Açores ao resto do Mundo. É um lema e uma missão a cumprir. Conta com um  know-how aeronáutico, de mais de sessenta anos de voos sobre o Atlântico.  Em tons de azul, do céu e do mar, com um estilizado Açor pintado na cauda de todos os seus aviões, a SATA procura imprimir na sua identidade corporativa, e em tudo o que faz, parte da sua alma açoriana.



  Vídeos institucionais do Grupo SATA