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Política de Qualidade

 

Direção de Handling da SATA Air Açores

O caminho para a certificação do serviço de assistência a passageiros, bagagem, carga e correio começou a ser trilhado em 2004, altura em foi definida como estratégia de gestão do Grupo SATA a implementação de um sistema da Qualidade nas Operações Terrestres da SATA Air Açores. Um processo moroso e exigente que envolveu uma equipa multidisciplinar na identificação e descrição dos processos chave da operação e de suporte, de auditorias internas às áreas de check-in, embarque e desembarque de passageiros, exportação e importação da carga e correio, assistência placa às aeronaves, tratamento das irregularidades e sistemas de monitorização da performance dos processos e controlo rigoroso do serviço interno. Tudo isto é suportado numa cultura fortemente assente na prevenção da segurança operacional (safety e security) e numa atitude socialmente responsável, e de respeito pelo ambiente. A 31 de Dezembro de 2008 a Direção de Handling vê reconhecido a excelência do seu serviço pela APCER Associação Portuguesa de Certificação, ao ser premiada com o Certificado de Conformidade ISO 9001:2008 Nº 2008/CEP.3341, bem como o Certificado IQNet – International Certification Network.

 

A política da Qualidade e Segurança (Security e Safety) das Operações de Handling da SATA Air Açores assenta nos seguintes princípios:

  • Reconhecimento pela Segurança.
  • Inovação e Melhoria dos Processos.
  • Melhoria do Resultado Operacional.
  • Satisfação dos Clientes.
  • Bem-estar da Organização.

 

Decisões especialmente relevantes na Política da organização:

  • Cumprimento continuado da legislação e regulamentação.
  • Monitorizar os processos e melhorar o controlo. Procurar ativamente soluções de melhor resultado.
  • Racionalização constante dos recursos humanos e materiais. Ser eficiente.
  • Prestar um serviço aos clientes de acordo com as suas especificações no cumprimento dos prazos, consistente, seguro e competitivo.
  • Desenvolver as competências, fornecer as condições de higiene e segurança no trabalho. Reconhecer em função do desempenho.

 

A Direção de Handling mantém o foco nos oito princípios que alicerçam a certificação ISO 9001:2008, envolvendo os colaboradores ao objetivo permanente da melhoria contínua da performance da organização. Se qualidade, empenho e profissionalismo sempre foram práticas correntes da Direção de Handling, a certificação comprova o rigor do serviço prestado na assistência em terra, servindo ainda de garantia a todas as companhias aéreas, nacionais e estrangeiras que contratam o serviço de handling à SATA Air Açores.

 

A Direção de Handling da SATA Air Açores compromete-se a manter a sua atividade de acordo com as normas internacionais NP EN ISO 9001:2008 e com as melhores práticas ISAGO; a SATA Air Açores compromete-se a manter a Política Integrada de Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho, de acordo com os requisitos da OHSAS 18001:2007 e NP EN ISO 14001:2004, respetivamente, estabelecendo os princípios de atuação a seguir por todos os colaboradores, aos diferentes níveis da estrutura organizacional da empresa, envolvidos com a SATA, para que, de forma eficaz a política e os objetivos da SATA sejam cumpridos.