Home / Handling / Quem Somos

Quem Somos

Aeroporto Santa Maria

 

Durante a II Guerra Mundial os Estados Unidos da América entram em negociações com Portugal com o objectivo de criar um Aeroporto em Santa Maria. A criação do Aeroporto foi autorizada por Salazar, após insistência dos americanos. Inicialmente este acordo não passava de uma estratégia militar, mas esta decisão colocou a pequena ilha dos Açores no centro das atenções mundiais.

Após a II Guerra Mundial o Aeroporto de Santa Maria deixa de ser uma base militar e passa a ser um aeroporto civil de grande importância, permitindo grandes escalas internacionais. O Aeroporto possibilitou o alargamento de novos horizontes e desenvolvimento da ilha. Vieram estrangeiros de várias partes de mundo, trabalhadores das companhias aéreas que operavam em Santa Maria. A vinda destes novos indivíduos e das suas famílias contribuíram para introdução de novos aspetos culturais na ilha.

 

Aeroporto Santa MariaVárias companhias aéreas faziam escalas de trânsito e técnicas nos seus voos intercontinentais, é o caso da Pan American World Airways. Acredita-se que foi esta companhia americana que despertou o interesse entre as rotas dos Açores e Continente mas devido às dificuldades legais e financeiras cria-se uma companhia local com operações aéreas entre as outras ilhas dos Açores, isto é, a SATA.

As ligações aéreas entre as ilhas foram conseguidas através do Aeroporto de Santa Maria, pois este era considerado o centro de atividade aeronáutica civil dos Açores, devido às ligações de grandes companhias aéreas, para além das companhias americanas, passaram a operar companhias europeias, canadianas e sul americanas.

 

 

Aeroporto Santa MariaA SATA Inicia a sua operação no início com três ilhas, São Miguel, Santa Maria e Terceira. O seu primeiro voo foi realizado a 15 de Junho de 1947 entre São Miguel e Santa Maria, num Beechcraft UC-45B Expeditor (CS-TAA), intitulado como Açor.

O Aeroporto de Santa Maria era dotado de infraestruturas que encantava os passageiros mais exigentes, havia uma Estação de Correio, Alfândega e Serviço de Controlo de Fronteiras, Serviços de Todos os aspetos e características mencionadas anteriormente estimularam o desenvolvimento da aviação no atlântico. Este Aeroporto diminuiu o isolamento dos Açores face aos restantes países do mundo.Telegrafia, Serviço de Socorros, Manutenção de Aeronaves e Oficina de Reparação de Aviões, para além de vários estabelecimentos comerciais. O Aeroporto era conhecido pela sua enorme placa para estacionar os aviões e tinha 3 pistas, a principal com (18/36, 304 x 60m – ainda operacional) e duas secundárias.

Aeroporto Santa Maria