Home / Sobre a SATA / Grupo SATA

Grupo SATA

A SATA, fundada em 1941, é, hoje, um universo de seis empresas, nomeadamente a SATA Air Açores, SATA Internacional, SATA Express, Azores Express, SATA Gestão de Aeródromos e SATA SGPS, cujo centro de decisão está localizado na Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, cidade de Ponta Delgada. Com personalidades jurídicas distintas, estas empresas assumem uma importância capital enquanto meio regulador das acessibilidades dos habitantes das ilhas dos Açores e como instrumento indispensável à consolidação e desenvolvimento económico e social da Região Autónoma.

 
SATA SGPS 100% Região Autonóma dos Açores
Gestão integrada, sob a forma empresarial, da carteira de participações da Região Autónoma dos Açores, no setor do transporte aéreo.
SATA Air Açores 100% SATA SGPS
Fundada em 1941, serve atualmente as 9 ilhas do Arquipélago dos Açores, através de um serviço público de transporte aéreo. Em 2011 passou a operar as ligações entre os Açores, Madeira e Canárias, em nome da SATA Internacional.
SATA Internacional 100% SATA Air Açores
Fundada em 1990, participa nas ligações aéreas entre os Açores e o exterior, oferecendo rotas aéreas para a Europa e América do Norte, ampliando o âmbito da sua operação aérea regular com a realização de operações charter para variados destinos. Em 2012, verificou-se um reforço da presença nos mercados europeus.
SATA Gestão de Aeródromos 100% SATA Air Açores
Constituída em 2005, gere quatro das nove infra-estruturas aeroportuárias existentes na Região Autónoma dos Açores (Pico, Graciosa, Corvo e São Jorge) e a Aerogare das Flores. Promove e executa o planeamento e a exploração do serviço público de apoio aeroportuário à aviação civil.
SATA Express e Azores Express 100% SATA Air Açores
Operadores turísticos localizados no Canadá (SATA Express) e nos EUA (Azores Express), desde 1985. Atualmente promovem a oferta de ligações constantes, ao longo do ano, entre a América do Norte e Portugal Continental e Insular e comercializam a operação da SATA Internacional nesses países.