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Otimizar o Consumo de Recursos

 

DESEMPENHO 2012

 
Consumo de água da rede pública*
Consumo de eletricidade*
Consumo de jet fuel nas aeronaves
Consumo de gasóleo de outras viaturas e equipamentos*
Consumo de papel
  › 7.137 m3
› 1.214 GJ
› 3.219 mil GJ
› 36.404 litros
› 20 toneladas
 

OtimizarA redução de custos, através do controlo e monitorização de consumos, diminui a pegada ecológica da SATA, promovendo a Sustentabilidade Ambiental.

 



A SATA elaborou e disponibilizou um folheto intitulado “Água e Energia” que descreve “dicas” para racionalização do consumo de água e energia.

Em 2012, o consumo de papel sofreu uma diminuição de 9% relativamente ao ano anterior, em resultado das iniciativas de utilização de documentos digitais, em detrimento dos de papel.
Consumo de papel (t) Consumo papel
 

Dynamic Efficiency Project


Consumo de jet fuel da frota de aeronaves (103 GJ3)


Em 2012, o consumo de jet fuel das aeronaves teve uma redução de 4% face ao ano anterior, atingindo uma quantidade de 72.182 toneladas. A operacionalização dos projetos Eficiency and You, iniciado em 2012, e Dynamic Efficiency Project (DEP), iniciado em 2011, contribui para este resultado, por via da implementação de medidas de racionalização de consumo de combustível, nomeadamente:
Otimização do cost index que determina a velocidade mais económica para se voar, minimizando a razão entre custos operacionais e o custo de combustível;
Atualização dinâmica do plano de voo;
Voo, sempre que possível, no nível ótimo de cruzeiro;
Minimização do uso do APU (Auxiliary Power Unit);
Utilização de diferentes configurações de descolagem, convenientemente adaptadas à pista em uso;
Táxi após a aterragem, com um motor, desde que se verifiquem as condições apropriadas para tal;
Incremento da periodicidade da lavagem dos motores.
     
* Estes consumos correspondem ao resultado das monitorizações efetuadas nos aeródromos (Corvo, Graciosa, Pico, São Jorge). Em 2013, a SATA pretende desenvolver e implementar uma metodologia de monitorização dos consumos dos diferentes recursos nas restantes áreas.