Home / Sustentabilidade / Ambiente / Preservar a Biodiversidade

Preservar a Biodiversidade

perservar A SATA avalia, numa perspetiva de melhoria contínua, o potencial impacte das suas atividades na biodiversidade, e a sua abordagem, neste domínio, foca-se nos seguintes eixos:


  fly greener

Promoção de atividades com impactes positivos na biodiversidade.

Apoio de iniciativas de conservação da natureza.

Integração da biodiversidade na atividade global da SATA.

 

Envolvimento de todos os colaboradores.

Promoção da Região Autónoma dos Açores.

Parcerias com organizações e entidades relacionadas com a biodiversidade.

 

Com a implementação e certificação do Sistema de Gestão Integrado, a SATA reúne todas as condições para gerir o seu impacte na biodiversidade e conduzir iniciativas em cada um dos eixos de atuação.




foca cinzenta
 

O espírito Fly Greener continua!

A SATA aliou-se ao projeto que promove a continuação do Ano Internacional da Biodiversidade por mais uma década, juntando-se a inúmeras companhias aéreas e à AIRBUS na defesa de um futuro em harmonia com a Natureza.
United nations

A Direção Regional dos Assuntos do Mar enviou uma carta de agradecimento para a SATA pela colaboração prestada nos esforços de recuperação de uma foca cinzenta juvenil, que arrojou dia 24 de janeiro, no Porto da Ribeirinha.
A SATA colaborou com o transporte do animal da Horta para Lisboa, o qual se realizou com total sucesso.
No agradecimento recebido é enaltecido o prestável serviço e toda a colaboração demonstrados pelos colegas do terminal de carga da SATA, na cidade da Horta, durante todo o processo, desde a receção do animal até ao seu transporte.

 


sata forest   sata forest
Ainda no âmbito da missão Fly Greener, foi iniciado em 2011, em colaboração com a SPRAçores - Sociedade de Promoção e Gestão Ambiental e atual Sociedade Gestão Ambiental e Conservação Natureza – Azorina S.A., o projeto de sensibilização ambiental SATA Forest, que representa uma valiosa colaboração no Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica das Furnas, que tem, entre outras metas, a limpeza de terrenos e a florestação de áreas para combate à eutrofização (excesso de nutrientes) da Lagoa das Furnas.

Em outubro de 2012, a SATA celebrou um protocolo de cooperação com a Sociedade Gestão Ambiental e Conservação Natureza – Azorina S.A, no sentido de:
Contribuir para a sustentabilidade dos ecossistemas e do equilíbrio ambiental dos Açores, com particular incidência na Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas;
Recuperar a paisagem protegida desta Bacia Hidrográfica;
Prosseguir as medidas e as ações fundamentais decorrentes da aprovação do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas;
Possibilitar aos passageiros da SATA a compensação das emissões de carbono, resultantes das suas deslocações;
Dar a conhecer e envolver os funcionários e passageiros da SATA no projeto de recuperação da Lagoa das Furnas.