Home / Sustentabilidade / Ambiente / Reduzir a Produção de Resíduos e Impacto das Descargas no Ambiente

Reduzir a Produção de Resíduos e Impacto das Descargas no Ambiente

 

DESEMPENHO 2012

 
Total de resíduos produzidos
Resíduos perigosos
(Óleos, solventes, panos contaminados, etc.)
Resíduos não perigosos (Papel, pneus, madeira, plástico, etc.)
Taxa de valorização
Número de derrames
  › 37,9 t
› 8,8 t
› 29,1 t
› 68%
› 1

 

Evolução da quantidade de resíduos produzidos na SATA


Resíduos produzidos 2011 2012
Resíduos perigosos 4,9 8,8
  Valorizados 4,42 7,02
  Eliminados 0,4 1,78
Resíduos não perigosos 23,7 18,9
  Valorizados 23,7 18,9
  Eliminados 8,3 10,2
Total 36,8 37,9

Em 2012 verificou-se um aumento de cerca de 3% na quantidade de resíduos produzidos face ao ano anterior.

 

Sabia que a SATA tem implementado um Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos?

A SATA tem implementado um Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos, transversal a todas as empresas. Este plano estabelece as melhores tecnologias e técnicas disponíveis para a reciclagem, prevenção, reutilização e armazenamento de resíduos, assim como boas práticas de gestão, no sentido de reduzir a quantidade e/ou nocividade dos resíduos produzidos. Adicionalmente, estabelecer a metodologia e as responsabilidades para a recolha e transporte de todos os resíduos produzidos pela SATA.



Promoção da recolha seletiva

reduzir  Reciclar é, para a SATA, mais do que uma atitude de cidadania ou um bom hábito, é um dever.

  reciclar

Consciente de que a produção de resíduos da sua atividade poderá ter impactos nefastos para o ambiente, a SATA pretende minimizar este impacto por via da redução e eliminação, ou do correto encaminhamento dos resíduos através de operadores licenciados que otimizem a sua gestão.
Assim, em 2012 a SATA procedeu à disponibilização de ecopontos nos locais de trabalho, para recolha de embalagens, plásticos, papéis e vidros, proporcionando as condições necessárias a todos os colaboradores SATA para a cooperação na separação de resíduos.
A SATA é aderente da Sociedade Ponto Verde (SPV), encontra-se inscrita na Valorpneu, no Sistema Regional de Informação Sobre Resíduos (SRIR) e Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente (SIRAPA) em resultado da sua responsabilidade de gerir as suas embalagens e resíduos de embalagens, que coloca no mercado regional e nacional, e enquanto importadora de pneus.
No que se refere à ocorrência de derrames, em 2012 ocorreu um pequeno derrame de óleo na placa, proveniente de uma aeronave aquando a intervenção de manutenção da mesma. Este incidente foi imediatamente controlado e mitigado, tendo sido produzido o safety report respetivo.