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Segurança e Qualidade SATA Air Açores

A SATA Air Açores está na indústria de transporte aéreo para ir ao encontro das necessidades dos seus clientes. O seu principal objectivo é satisfazer e, quando possível, exceder as expectativas dos seus accionistas, relacionadas com a segurança (Safety) e fiabilidade da operação, pontualidade dos voos e conforto dos passageiros.
A SATA pretende ser um valor acrescentado e um reforço da identidade açoriana, assumindo compromissos, práticas sustentáveis e responsabilidade social que garantam aos funcionários ambientes de trabalho seguros e saudáveis, para a sua satisfação e respectivas progressões na carreira.
Tendo uma operação em que os principais objectivos operacionais se baseiam num sistema integrado de gestão da segurança (safety) e qualidade, que previne danos físicos e patrimoniais, é intenção da companhia ter “zero acidentes” e eliminar estragos nos equipamentos e edifícios, que possam ser atribuídos a factores humanos e ao não cumprimento dos requisitos legais.


Para atingir os objectivos da sua missão, a SATA está empenhada em:
Cumprir as regulamentações e requisitos EU OPS, EASA Parte M e Parte 145, JAR FCL, ISARPs, ISO 9001/2008 e Lei 102/2009;
Garantir acções preventivas e correctivas para os possíveis incumprimentos relativos aos requisitos monitorizados pela segurança (safety e security) e qualidade, nas várias valências da companhia, incluindo a manutenção dos aviões, instalações, equipamentos e execução das tarefas de suporte à Operação;
Fomentar uma política não punitiva de reportes de factores de risco que possam potenciar a ocorrência de incidentes ou acidentes, em voo, na manutenção ou serviços de apoio aos aviões;
Identificar atempadamente as ocorrências e avaliar os riscos, de modo a, subsequentemente, eliminá-los ou reduzi-los a níveis aceitáveis;
Implementar ferramentas de gestão ambiental, através de técnicas e equipamentos que visem preservar a qualidade de vida das comunidades envolventes.

Enquanto o Gestor da Qualidade é responsável pela gestão e implementação do Sistema da Qualidade, a responsabilidade pela gestão e implementação do Sistema de Segurança (Safety) está atribuída ao Gestor da Segurança (Safety). Essa responsabilidade inclui autoridade para estabelecer os elementos do sistema, especificidades do sistema interno de reporte, de investigação e inspecção e, também, presidir ao Comité de Segurança.
A responsabilidade pelo cumprimento dos requisitos e regulamentos, monitorizados pela Qualidade, conducentes à prevenção de acidentes, está atribuída aos responsáveis das Operações de Voo e de Terra, da Manutenção e Engenharia e do Treino do Pessoal de Voo;
Os Gestores da Qualidade e Segurança (Safety) reportam directamente a mim, Administrador Responsável da Companhia perante a Autoridade, e têm acesso directo a todos os directores e gestores no que diz respeito aos assuntos da qualidade e segurança.
Os recursos necessários para a implementação da política da qualidade e da safety são garantidos por mim, Administrador Responsável.
Todos os colaboradores têm o dever de cooperar com os auditores da qualidade e adoptar as práticas e padrões preconizados nos sistemas de Qualidade e Safety da SATA Air Açores.