Home / Media Center / Políticas Corporativas / Segurança e Qualidade SATA Internacional

Segurança e Qualidade SATA Internacional

É Política Corporativa de Segurança e Qualidade da SATA Internacional desenvolver e melhorar estratégias e processos que garantam que a nossa atividade se guie pelos mais altos níveis de Segurança e pelo cumprimento dos regulamentos da aviação civil.


É assim o meu compromisso, como Accountable Manager:
1 – A Implementação de um SMS – Criação de um sistema corporativo e integrado em todos os ramos da nossa atividade que permita uma supervisão constante dos nossos padrões de Segurança.
2 – A promoção de uma cultura de Segurança – Desenvolver a consciência por parte de todos pela importância e valor da Segurança na nossa atividade. Disponibilizar informação e treino relevante para todos em matérias de Segurança.
3 – A Responsabilização pela Segurança – Comprometer-me como responsável máximo pela Segurança. Consciencializar que todos nós contribuímos de forma ativa pelo resultado da Segurança da nossa operação, sendo que todos nós somos responsáveis pelos nossos atos. Cada um de nós é responsável pelo cumprimento das leis, regulamentos e procedimentos definidos e em todos os locais onde a nossa operação ocorre.
4 – A Alocação de Recursos - Disponibilizar todos os recursos necessários para o cumprimento desta Política.
5 – A facilitação no Reporte Interno de Ocorrências - Permitir que todos possam reportar qualquer ocorrência que no seu entender possam identificar perigos para a Segurança ou permitir a melhoria na Segurança. O reporte poderá ser de forma confidencial e anónima não tendo qualquer efeitos punitivos.
6 – A gestão do risco – Minimizar o risco associado às operações de aeronaves e estabelecer e monitorizar metas de níveis mínimos de Segurança.
7 – A garantia da Segurança – Monitorizar constantemente os níveis de Segurança e assegurar que são tomadas as medidas corretivas e preventivas necessárias.
8 – A melhoria contínua dos nossos padrões – Monitorizar os nossos processos permitindo a melhoria contínua.

A implementação desta Política torna-se apenas possível com o envolvimento de todos nós. Conto assim com a vossa colaboração ativa. Os vossos contributos são elementos fundamentais na garantia da melhoria dos nossos padrões de Segurança e Qualidade.

António Gomes de Menezes
SATA Internacional
Accountable Manager