Home / Media Center / Políticas Corporativas / Segurança SATA Air Açores

Segurança SATA Air Açores

A política de segurança desenvolvida pela SATA Air Açores, na sua vertente "security", é uma das principais prioridades da companhia, sendo a mesma transversal a toda a empresa. A aplicabilidade desta política depende de uma ação estruturada e conjunta, conforme os objetivos estabelecidos no Manual de Segurança da SATA Air Açores.


Por conseguinte, a política de segurança praticada pela SATA Air Açores segue as seguintes linhas de orientação:
1) O Administrador da Segurança é responsável pela implementação, revisão e pela atualização anual da política e dos procedimentos de segurança do manual de Segurança da SATA Air Açores (manual SEC SP). Deste modo, anualmente propõe à Administração os meios de que necessita para cumprir os objetivos relativos à segurança.
2) O Administrador da Segurança é o responsável pela adoção das melhores práticas para a gestão da Segurança, pelo desenvolvimento dos objetivos tendo em conta o melhoramento da execução das medidas de segurança. Garante também a melhoria contínua e o desenvolvimento do sistema de gestão e cultura de Segurança.
3) A cultura de segurança é assegurada pela formação, pela monitorização e pela divulgação do manual SEC SP por toda a empresa, através dos mecanismos apropriados. A SATA Air Açores promove a divulgação e a utilização do reporte de segurança anónimo OD-SEC-004 como forma de encorajar o reporte de qualquer incidente ou outro, relacionado com a segurança.
4) O Administrador da Segurança assegura que a divulgação e a comunicação da informação relativa à segurança é efetuada através de toda a empresa duma forma livre e fluente.

A Administração e o Administrador de Segurança apelam ao empenho de todos os colaboradores da empresa, no cumprimento dos objetivos e procedimentos relativos à segurança. A segurança é uma ação coletiva na qual a empresa está fortemente empenhada, onde o papel interventivo e consciente de cada um é crucial para o sucesso da sua aplicabilidade.

Deste modo, a SATA Air Açores expressa o seu compromisso no estabelecimento de uma política de segurança e consequente processo de divulgação orientados para a adoção de uma conduta participativa e preventiva, entre todos os seus colaboradores, pela relevância que este processo tem para a organização.


O Gestor de Segurança da SATA Air Açores,
Jaime Pacheco