Home / A Greve decretada pelos Sindicatos SITEMA e SINTAC, para os Técnicos de Manutenção da SATA Air Açores, tem início a 28 de outubro de 2019

A SATA Air Acores confirma a receção de dois pré-avisos de greve, simultâneos, do SINTAC e do SITEMA, os dois Sindicatos que representam os Técnicos de Manutenção, na SATA Air Açores, SA.

A greve decretada teve início no dia 28 de outubro às 00H00 e estende-se por período indeterminado, no caso do SITEMA e até 31 de dezembro, segundo o pré-aviso decretado pelo SINTAC.

Para ambos os casos, está em causa a realização do trabalho a efetuar das 24H00 até às 08H00 da manhã, bem como a prestação de horas extraordinárias.

Neste contexto, a companhia aérea SATA Air Açores, viu-se obrigada a reajustes no planeamento das suas ligações inter-ilhas, de forma a garantir que os regressos da frota às bases de Ponta Delgada e Terceira, sejam possíveis, na generalidade dos casos, até às 21 horas, a fim de viabilizar todos os trabalhos de manutenção a efetuar, até às 24H00.

No que respeita aos serviços de manutenção em linha prestados a outros operadores aéreos, foram tomadas providencias no sentido de alertar os Clientes para a necessidade de preverem constrangimentos no serviço de manutenção em linha habitualmente prestado, em virtude da redução da faixa horária de trabalho dos técnicos de manutenção.

Não é esperado que venham a ocorrer irregularidades significativas nas ligações aéreas das companhias aéreas do Grupo SATA, contudo, alguns constrangimentos poderão ocorrer, essencialmente decorrentes de atrasos que venham a ocorrer nas primeiras ligações da manhã, com repercussão, em cadeia, ao longo do dia.

Mais se informa, que os motivos que levaram à tomada de posição dos referidos Sindicatos e à concretização do pré-aviso de greve, prendem-se com a ausência de acordo entre os Sindicatos e o Conselho de Administração do Grupo SATA, no que respeita a matérias salariais.