Home / Informação sobre o acompanhamento do novo surto de Corona vírus

Informação sobre o acompanhamento do novo surto de Corona vírus

Ao longo das últimas semanas, as companhias aéreas do Grupo SATA têm estado permanentemente a acompanhar a evolução do surto do novo Coronavírus e têm atendido às recomendações emanadas pelas entidades nacionais e internacionais competentes, designadamente a IATA (International Air Transport Association), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo European Centre of Disease Prevention and Control, bem como pela Direção Geral de Saúde e, igualmente, pela entidade aeronáutica nacional, ANAC.

De momento, e face à situação que se apresenta, foi recomendada a tomada de algumas medidas preventivas, habituais em situações desta natureza, e que se encontram já implementadas a bordo das aeronaves do Grupo SATA.

Assim, para maior descanso dos passageiros, foram reforçadas as medidas de proteção individual (máscaras individuais); foram colocados a bordo novos Kits de prevenção, que acrescem aos de primeiros socorros já existentes; e foram igualmente reforçadas as unidades de desinfetantes para a correta higienização de mãos e de zonas de trabalho comuns. 

De igual modo, foi reforçada a comunicação de procedimentos a adotar por parte dos tripulantes de bordo, que atuarão de acordo com as indicações emanadas pelas autoridades de saúde para o sector do transporte aéreo, sempre que os passageiros exibam sinais de mal-estar, tais como febre, tosse aguda ou problema respiratório.  

 Paralelamente, são sempre recomendáveis a adoção de comportamentos individuais, simples, adequados a esta e outras circunstâncias sociais. A saber:

- Lavar as mãos com frequência, com água e sabão, durante 20 segundos e principalmente depois de se assoar, espirrar ou tossir.

- Cobrir o nariz e a boca (com um lenço e nunca com as mãos) ao espirrar ou tossir.

- Em caso de febre ou mal-estar generalizado, é aconselhável que o passageiro/a consulte o médico antes de efetuar a sua viagem ou, em alternativa, que ligue, antecipadamente, para a Linha de Saúde 24 Nacional (Nº 808 24 24 24) ou Linha de Saúde Regional (Açores) 808 24 60 24, para maior tranquilidade e prevenção.