Home / Nota de Imprensa

Nota de Imprensa

AZORES AIRLINES DESCONTINUA PROVIDENCE E REFORÇA LIGAÇÕES A BOSTON 

Ø  Ligação a Providence é descontinuada por forma a melhorar a eficiência operacional da transportadora aérea e assegurar a oferta de um serviço mais eficiente e pontual, em todas as rotas operadas pela transportadora.

 Ø  A concentração da operação da SATA Azores Airlines em Boston, permitirá o reforço da oferta para os EUA. Estão previstas  12 ligações semanais a Boston, entre junho a setembro.

 Ø  Os dois aeroportos (Boston e Providence) encontram-se na mesma área de captação, a menos de 100 km de distância (um do outro). 

A transportadora aérea SATA Azores Airlines informa que procedeu a alterações na sua rede, entre os Açores e a América do Norte. No período compreendido entre junho a setembro está prevista a realização de 12 frequências semanais entre Boston e os Açores. Estes voos serão operadas duas vezes ao dia, excepção feita ao domingo e à segunda-feira, dias em que se oferece apenas uma frequência diária. Nestas 12 frequências semanais, contam-se 10 com origem/destino a Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) e duas com origem/destino às Lajes (Ilha Terceira).

 

Neste contexto, a transportadora optou por descontinuar a ligação a Providence, considerando que a simultaneidade de oferta para destinos muito próximos, não se afigura comercialmente adequada, no momento.

 

Do ponto de vista estritamente comercial, a conectividade que o Aeroporto de Boston assume na América do Norte é incomparavelmente maior do que a que apresenta o Aeroporto de Providence; esta conectividade acaba por oferecer aos passageiros que viajam na SATA Azores Airlines, a possibilidade de efetuarem ligações para outros pontos dos EUA ou, no sentido inverso, de fazerem escala em Boston com destino final aos Açores.

 

Do ponto de vista estritamente organizacional, é sabido que a concentração num único aeroporto, desde que este sirva a mesma área geográfica, aporta vantagens competitivas, quer por intermédio do estabelecimento de acordos comerciais com os principais prestadores de serviços, quer por via da economia de escala gerada pelo fluxo de negócios efetuados ao longo do ano. A continuidade da relação comercial, traduz-se, principalmente em casos de irregularidade operacional (atrasos, cancelamentos, reorganização da operação aérea) em respostas ao imprevisto, mais ágeis, logo, menos perturbadoras para o cômputo geral da operação aérea.

 

Esta tomada de decisão, cuja complexidade ultrapassa a lógica meramente economicista, não desvalorizou, em momento algum, a expectativa manifestada pela comunidade de Rhode Island em relação à manutenção da rota de Providence / Açores. No entanto, o facto do Aeroporto de Providence estar localizado na proximidade do Aeroporto de Boston registando-se, por isso, sobreposição de áreas de captação de tráfego, bem como a imperiosa necessidade de proceder a ajustes na operação que venham a contribuir para a oferta de um serviço mais eficiente e pontual, contribuíram, sobremaneira, para que viesse a ser determinada a interrupção das ligações entre a rota Providence / Ponta Delgada / Providence. No entanto, acresce referir, que a SATA Azores Airlines não deixará de reavaliar sistematicamente a possibilidade de serem retomadas ligações aéreas, no caso entre Providence e Ponta Delgada, à semelhança do que faz com todas as rotas da sua operação.