Home / OFERTA INVERNO IATA 2019/2020

OFERTA INVERNO IATA 2019/2020

SATA AIR AÇORES E SATA INTERNACIONAL- AZORES AIRLINES

OFERTA DISPONIBILIZADA ENTRE 27 DE OUTUBRO A 28 DE MARÇO 2020.

  Os planos de exploração das transportadoras do Grupo SATA manterão o foco nas ligações dos Açores ao Continente, dos Açores com a América do Norte (Canadá e EUA) e nas ligações entre os Arquipélagos da Macaronésia, dando assim continuidade à linha orientadora assumida nos últimos anos. Mantêm-se as apostas em mercados que evidenciam crescimento consolidado e é feita a revisão da oferta em rotas que apresentam resultados negativos consecutivos.

 Assim sendo, no próximo inverno IATA, no que respeita à operação assegurada pela SATA Internacional- Azores Airlines, nas rotas entre o Continente e os Açores, a companhia aérea assegurará 34 ligações semanais, sendo 26 a Lisboa e 8 ao Porto. Em relação à operação para a América do Norte, serão efetuadas 11 ligações semanais com partida dos Açores, sendo 6 com destino a Boston e 5 a Toronto. Nas ligações com os outros Arquipélagos da Macaronésia, serão efetuadas 7 frequências semanais: contam-se 2 ao Funchal (Madeira); 2 a Praia (Cabo Verde); e 1 a Gran Canária (Canárias).

Relativamente à estação homóloga anterior, saliente-se o aumento de uma frequência semanal a Toronto; uma a Boston; uma à Praia (Cabo Verde), sendo esta em ligação à nova frequência a Boston; e a supressão da ligação a Frankfurt.

A oferta de lugares entre os Açores e o Continente é equivalente à do ano anterior, com 244 mil lugares disponibilizados. Em relação à America do Norte, são oferecidos 48 mil lugares para Boston e 41 mil lugares para Toronto. No que respeita à Macaronésia, a oferta para o Funchal será de 14 mil lugares e também de 14 mil lugares para a Cabo Verde, enquanto que para a Gran Canária (Las Palmas) serão oferecidos 3 mil e 400 lugares.

  A transportadora aérea procurará ainda retomar alguma atividade charter, uma vez que é uma forma de obter receita suplementar, numa altura do ano em que se regista a diminuição de atividade regular. Para tal, contará com a aeronave Airbus A321LR neo, equipamento adequado a servir rotas de médio e longo curso.

 No que se refere à oferta da transportadora SATA Air Açores, o programa proposto respeita integralmente os requisitos impostos pelo Caderno de Encargos e Obrigações de Serviço Público para as rotas no interior da região Autónoma dos Açores, sendo que a oferta para 2019/2020 aumenta ligeiramente, face ao plano de exploração do inverno IATA 2018/2019.

Em traços gerais, esta oferta traduz-se em 103 frequências semanais (disponibilizando 13 mil lugares por semana), o que corresponde um acréscimo da oferta em 1% em relação à estação homologa do ano anterior.

 No que concerne aos horários, a oferta sofreu alguns ajustes necessários, de modo a garantir a robustez e conetividade da rede. Os planos de exploração das transportadoras cumprem as obrigações de serviço público nas rotas sujeitas a tal regime; acompanham o comportamento do mercado em que têm operado; promovem a melhoria da regularidade e da pontualidade das suas ligações e, ainda, atendem à imperiosa necessidade de melhorar os resultados operacionais e à qualidade do serviço prestado aos seus clientes.

 

                                                               ####

NOTAS PARA EDIÇÃO |

A operação aérea do Grupo SATA para os Açores e entre as Ilhas do Arquipélago é assegurada pela SATA Air Açores (Inter-ilhas) e completada pela SATA Internacional - Azores Airlines que opera rotas para o exterior da região autónoma.  

 Ao todo, em 2019, a SATA Air Açores tem planeado realizar cerca de 15 mil ligações entre as nove ilhas do Arquipélago dos Açores e a SATA Internacional - Azores Airlines tem planeadas cerca de 7000 mil ligações aéreas entre os Açores e os referidos destinos. As transportadoras foram em 2018, responsáveis pelo transporte de cerca de 1 milhão de seiscentos Mil Passageiros entre as Ilhas dos Açores e destas para o exterior.

 A SATA Air Açores opera com uma frota de seis aeronaves (4 Bombardier Q400 com capacidade para 80 passageiros e 2 equipamentos Q200 (37 pax) que permite a ligação com a ilha mais pequena do Grupo Ocidental.  A SATA Internacional - Azores Airlines tem, neste momento a operar, 5 aeronaves (2 Airbus A320 com capacidade para 165 passageiros; 2 Airbus A321 Neo com capacidade para 186 passageiros e um Airbus A321 LR neo, com capacidade para 190 passageiros.