Home / Faial

Faial

Faial

Natureza

Caldeira
Antigo vulcão que está na génese da ilha, a Caldeira, apresenta-se como uma grande depressão revestida de inúmeras espécies endémicas nas suas paredes. No fundo, encontra-se uma lagoa e um pequeno cone vulcânico.

Vulcão dos Capelinhos
Local da última erupção vulcânica nos Açores; a luxuriante vegetação característica da ilha do Faial dá lugar à inóspita paisagem presente neste vulcão que ainda hoje, do ponto de vista vulcanológico, se encontra ativo. Uma subida ao farol proporcioná-lo-á uma magnífica vista sobre o vulcão.

Património

Peter Café Sport
Situado no centro histórico da Horta, o Peter Café Sport, apresenta-se em junção com a Marina como o símbolo máximo do cosmopolitismo faialense. Ponto de encontro de iatistas provenientes de todo o mundo, é conhecido internacionalmente, tal como o seu mais famoso produto, o gin tónico.

Marina da Horta
A mais importante marina dos Açores e uma das mais importantes do mundo, sendo mesmo a quarta mais visitada em todo o globo. No seu interior é possível avistar as inúmeras pinturas que os iatistas vão deixando no seu paredão, proporcionando uma verdadeira exposição de arte ao ar livre.

Fábrica da Baleia de Porto Pim
Antiga infraestrutura baleeira, agora transformada em museu em homenagem à época da baleação, que tão importante foi em gerações passadas da ilha. No seu interior poderá visualizar máquinas utilizadas na transformação do cachalote, tal como diverso espólio baleeiro.

Gastronomia

A gastronomia faialense é marcada pelos sabores marítimos devido à sua proximidade com o mar. O polvo guisado com vinho, o caldo de peixe e a caldeirada são pratos típicos faialenses normalmente acompanhados pelo pão de milho. A molha de carne, as morcelas e as linguiças, acompanhadas de inhame, servem de refeição como pratos de carne.

Fofas do Faial
Bolo típico da ilha do Faial. Pequenos bolinhos de massa com sementes de funcho, recheados com creme à base de ovos e aromatizados com um toque de limão.